Texto escrito por Paula Simonini – Nutricionista Esportiva (CRN 23586)
Já teve aquele momento em que tudo dá errado na sua dieta? Você segue o plano alimentar na \”risca\” e no final o resultado tão esperado não chega. É justamente nestes momento que surgem as seguintes perguntes: “Será que o meu o metabolismo lento é por isso não estou perdendo peso?” ou “Será que o meu metabolismo é acelerado demais e é por isso não estou ganhando peso?”
Essas e várias outras perguntas são comuns quando almejamos algo, seja para perder aqueles \”quilinhos a mais\” ou para ganhar massa magra e ter o aspecto de definição muscular mais aguçada.
Para tirar de vez as suas dúvidas e descobrir quantas calorias o seu corpo consome em estado de repouso e como o seu metabolismo se comporta, contamos com ajuda do padrão ouro de avaliação da taxa metabólica de repouso, a Calorimetria indireta.
A calorimetria indireta é um método não-invasivo que determina as necessidades nutricionais e a taxa de utilização dos substratos energéticos (Carboidratos, Proteínas e Gorduras) a partir do consumo de oxigênio e da produção de gás carbônico obtidos por análise do ar inspirado e expirado pelos pulmões.
Durante a avaliação, o paciente é orientado a ficar deitado em decúbito dorsal o mais relaxado possível, acordado, vestindo uma máscara que cobre a região do nariz e da boca conectada ao Calorímetro, apenas inspirando e expirando o ar pela boca.
O procedimento é indolor, simples e rápido! Em questão de 15 a 20 minutos o laudo fisiológico já está disponível com os resultados, expressando em Calorias (kcal) o seu gasto energético basal e a classificação do seu metabolismo em relação ao previsto: lento, normal ou rápido.
A partir destes resultados, o seu Nutricionista consegue direcionar de forma mais assertiva qual a melhor estratégia para o caso e assim te auxiliar à alcançar os seus objetivos.
Estes dados quando associados a outros como análise da composição corporal, estilo de vida, antropometria, dentre outros, se torna um grande aliado do profissional de nutrição para elaborar um plano alimentar direcionado para o seu objetivo geral e de acordo com a sua rotina diária.
Quando não se é possível realizar esta mensuração, utiliza-se de dados estimativos com base em cálculos de acordo com a idade, peso e altura do atleta. Em alguns casos é comum identificar uma certa assertividade nestes cálculos, porém na maioria deles encontramos bastante diferença, principalmente se o paciente possui uma rotina atlética e muuuito agitada.
Gostou do nosso post?
Marque já sua Calorimetria Indireta e tenha em mãos dados mais assertivos quanto ao seu metabolismo, pois com o nosso corpo e saúde não de brinca!