O VO2Máx atualmente é o método padrão ouro para a determinação da aptidão física. Definido cientificamente como capacidade aeróbica máxima, é um excelente método para calcular seus níveis de condicionamento físico.
A utilização máxima de oxigênio pelos músculos é determinada levando em consideração o coração, os pulmões, o sangue e os músculos esqueléticos, que são todos usados durante a atividade.
Muito se pergunta o porquê se deveria treinar focando também na melhora do VO2Máx, esta é a pergunta mais importante pelas seguintes razões:
- Além de ser uma métrica importante, torna-se necessário identificar o quanto de oxigênio o corpo está utilizando em determinadas ações.
- Melhora na função pulmonar e na qualidade da saúde.
- Melhor indicador geral de aptidão física.
- Também pode fornecer uma boa estimativa em tempo e em quilômetros a conclusão de um treino de corrida ou competição.
- Treinadores podem usá-lo como referência para projetar programas de treinamento através zonas de treino.
- É uma ferramenta útil e precisa para prever a expectativa de vida.
- Quando realizado uma Ergoespirometria Clinica (realizada por médicos), pode ajudar a descobrir doenças respiratórias e cardíacas.
- Melhorar o VO2Máx diminui a taxa de mortalidade.
- Ter um VO2 mais alto também está associado a uma maior densidade mitocondrial. As mitocôndrias são encontradas dentro do citoplasma da célula e produzem grandes quantidades de ATP, ou energia. À medida que nosso VO2 aumenta, a densidade das mitocôndrias dentro das células aumenta. Este aumento leva a um aumento na eficiência do corpo para fornecer oxigênio e nutrientes ao tecido de trabalho.
Como calcular seu VO2Máx?
O VO2Máx é expresso em equivalentes metabólicos (METs) ou mL/kg/min. Um MET representa a capacidade do corpo de usar oxigênio, enquanto um VO2Máx representa sua capacidade de fornecer oxigênio durante a atividade física.
O VO2Máx é uma medida de quanto oxigênio seu corpo pode usar por quilograma por minuto. Existem muitos métodos para calcular o VO2Máx, os mais comuns usam esteira ou cicloergômetro, ambos calculam a quantidade de energia gasta. Existem protocolos não baseados em laboratório para estimar o VO2Máx, como o teste de corrida de 12 minutos de Cooper e o protocolo de Bruce.
Hoje, a maioria dos dispositivos modernos possui recursos integrados, como um monitor de frequência cardíaca, que ajuda a calcular os valores máximos de VO2. Sua frequência cardíaca máxima é usada para calcular o VO2Máx, é importante mencionar que estes dispositivos servem apenas para ESTIMAR o seu VO2Máx, para saber o valor correto o ideal seria procurar um laboratório que realiza este tipo de procedimento, podendo ser realizar por Fisiologista do Exercício ou por Médicos.
Um bom VO2 máximo para um homem de 25 anos é 42,5-46,4 mL/kg/min, enquanto um bom valor para uma mulher de 25 anos é 33,0-36,9 mL/kg/min.
A tabela abaixo nos fornece os valores de VO2Máx dividido por faixa etária e por sexo (homens e mulheres). É importante notar que o VO2Máx difere com a idade, sexo, níveis de condicionamento físico e composição corporal. Níveis de hemoglobina, hereditariedade e treinamento físico são mais alguns fatores entre muitos outros que afetam o VO2Máx.