A calorimetria indireta tem como objetivo medir o volume de oxigênio consumido e de gás carbônico produzido durante o ciclo respiratório. Com isso, é possível calcular a Taxa Metabólica em Repouso do paciente. Também podemos calcular a taxa de oxidação de lipídios e hidratos de carbono.
Determinar a relação entre oxigênio e gás carbônico permite ao profissional elaborar dietas nutricionais moldadas para cada paciente, de forma individualizada.
O exame de Calorimetria Indireta não é indicado para pacientes com suporte respiratório nos casos em que sua retirada resulta em hipoxia, bradicardia ou outro efeito adverso. Esse exame também não é indicado para gestantes e pessoas com peso acima de 160Kg. Tais circunstâncias podem influenciar a frequência respiratória e alterar os resultados do exame.
A partir do exame de Calorimetria Indireta é possível:
- Criar uma rotina de treino de acordo com as necessidades metabólicas de cada indivíduo;
- Otimizar os resultados e a perda de peso;
- Traçar um plano alimentar específico para as suas necessidades, sem sentir fome e assim atingir os objetivos que deseja;
- Entender de forma objetiva a Taxa Metabólica Basal do paciente
- Saber se o paciente possui Metabolismo lento, normal ou acelerado;
- Saber quanto o paciente gasta de carboidratos, gorduras e até mesmo proteínas em repouso.
O exame de calorimetria indireta é uma ferramenta importante no processo de emagrecimento saudável. Ele permite identificar casos de hipometabolismo (metabolismo lento) e hipermetabolismo (metabolismo acelerado), importante para a criação do plano alimentar individualizado do paciente. Outros fatores considerados nesse plano são sua rotina, atividades diárias e objetivos estéticos.
Como é a preparação para esta avaliação?
No dia do exame, após o banho, o paciente não deverá utilizar cremes, pomadas ou gel. Fumar também é desencorajado por pelo menos 2 horas antes do exame, para não comprometer o resultado do procedimento.
O exame de Calorimetria Indireta deve ser feito em jejum. Sendo assim, sugerimos que o paciente esteja em jejum de no mínimo 5 horas sem consumir água ou comida.
Caso faça uso de alguma medicação, o profissional responsável indicará a necessidade ou não de suspendê-la para fazer o exame. Também levará em conta os objetivos com a realização da Calorimetria Indireta.
O individuo não deverá ingerir bebidas à base de cafeína por pelo menos 6 horas antes do procedimento. É importante que antes do exame começar, o paciente repouse por cerca de 10-15 minutos. Esse tempo é importante para que não haja interferência na respiração no momento de realizar o exame.
A Calorimetria Indireta é um a grande aliada para aqueles que já tentaram várias alternativas para perder peso e não tiveram sucesso. Com as informações obtidas através desse exame, as recomendações do seu médico ou nutricionista serão personalizadas, o que aumenta muito as suas chances de emagrecer com sucesso.