Porque as cãimbras musculares ocorrem durante a prática de exercícios físicos.

Teste de Suor - Cãimbras Musculares

Porque as cãimbras musculares ocorrem durante a prática de exercícios físicos.

Teste de Suor - Cãimbras Musculares

Estima-se que a grande maioria dos atletas já sofreram ou sofrerá de cãibras em algum momento durante a sua prática de exercícios físicos. Aqui estão algumas teorias sobre o que causa cãibras.

Cãibras musculares são muito comuns, afetando entre 40 e 95% dos atletas em algum momento de sua carreira esportiva. Como resultado, elas foram amplamente estudados, mas ninguém realmente sabe a história completa sobre por que elas ocorrem.

Com o passar do tempo, vários pesquisadores vem explorando cada dia mais este universo, visando entender o mecanismo na qual ocorrem as cãimbras, enquanto isso vários atletas vem utilizando de alguns meios visando inibir tais sintomas como modificar comportamento durante os treinos e competições, ajustes nutricionais e estratégias de intensidade e volume de treino. Cada corpo se comporta de maneira individual.

A Teoria da Desidratação e perda de Eletrólito

Essa teoria especula que um distúrbio significativo no equilíbrio de fluidos ou eletrólitos, geralmente devido a uma redução nos estoques totais de sódio trocável do corpo, causa uma contração do compartimento de fluido intersticial ao redor dos músculos e uma falha nos impulsos nervosos, levando a cãibras.

Em termos mais simples, se você perder muito sódio e não repor (como é comum quando você sua muito), isso pode causar mudanças de fluidos no corpo que, por sua vez, causam cãibras nos músculos.

Essa teoria é predominantemente baseada em muitos estudos de caso, dados observacionais, anedotas e opinião de especialistas ( o que os cientistas chamam de “evidência de nível 4 e nível 5 ”).

Um exemplo é um estudo clássico sobre a depleção de sal realizado por um médico pioneiro — RA McCance — na década de 1930. Essencialmente, o que McCance e seus colegas de trabalho fizeram foi se sujeitar a uma dieta incrivelmente baixa em sal. Juntamente com a comida sem sal, os participantes beberam bastante água e tomaram banhos quentes para aumentar a produção de suor e acelerar a perda de sal. Eles descobriram que, quando o esgotamento de sal começou a ocorrer, rapidamente levou a: “… aberrações de sabor, cãibras, fraqueza, lassidão e grave desconforto cardiorrespiratório ao esforço.”

Curiosamente, assim que os sujeitos do teste reintroduziram o sal em seus sistemas digestivos (suplementos a base de sódio, alimentos ricos em sódio, etc…), sua recuperação foi rápida, com efeitos sendo sentidos em 15 minutos de ingestão da refeição salgada.

Essa experiência em particular, cãimbras desaparecendo logo após a ingestão de sal, é completamente consistente tendo em vista as análises realizadas aqui na Physico, em especial o Teste de Suor, onde torna-se possível medir esta perda (sódio e água) e assim realizar uma estratégia de hidratação mais assertiva.

Desitração - Teste de Suor

A Teoria Neuromuscular

Essa teoria é mais recente e propõe que a sobrecarga muscular e a fadiga neuromuscular são as causas principais das cãimbras. A hipótese é que a fadiga contribui para um desequilíbrio entre os impulsos excitatórios dos fusos musculares e os impulsos inibitórios dos órgãos tendinosos de Golgi e que isso resulta em uma cãibra muscular localizada.

Em outras palavras, os músculos tendem a ter cãibras especificamente quando estão sobrecarregados e fatigados devido a falhas elétricas.

Um grande fator que parece apoiar a teoria neuromuscular é que parar e alongar os músculos afetados é um método universalmente eficaz para corrigir uma cãibra quando ela está realmente acontecendo. O que o alongamento faz é colocar o músculo sob tensão, invocando a atividade aferente dos órgãos tendinosos de Golgi (parte do músculo responsável por dizer-lhe para relaxar) e fazendo com que a cãibra se dissipe.

Desitração - Teste de Suor

Conclusão

Portanto até o momento não se sabe de maneira concreta o que possa estar causando as cãimbras, porém muitos atletas utilizam de estratégias seja na área nutricional e até mesmo no volume de treino semanal, visando diminuir ou até mesmo inibir as sensações de cãimbras musculares.

O correto é você se conhecer primeiro antes de traçar qualquer estratégia, portanto, tenha sempre consigo uma equipe multidisciplinar que possa lhe orientar e assim evitar possíveis sobrecargas bem como aumento da sensação de cãimbras musculares.